quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O Meu Casamento: A Escolha da Lua de Mel

Pois é, vou-me casar. Os últimos tempos têm sido exigentes visto que um evento desta importância e dimensão implica diversas pessoas e organizações. A festa do casamento tem uma lista enorme de afazeres. Desde os fatos, os convites, os convidados, o local, a decoração, a igreja (se católico), a lista de casamento e.......a Lua de Mel. Estou entusiasmado com o casamento, com a festa e com a viagem. Nos próximos posts vou tentar partilhar alguma das experiências e conhecimento que adquiri nos últimos meses nas diversas faces do casamento. Vou começar pela Lua de Mel, as nossas ideias, hipóteses e decisão final. Podem comentar e fazer perguntas...darei o meu melhor.

Tanto eu como a minha noiva, quando temos as hipóteses para viajar, tentamos fazê-lo. Ela já viajou bastante o que dificulta a tarefa de fazer uma viagem especial, a melhor de todas. Daí as hipóteses que ponderámos serem um pouco extravangantes. Tivémos sempre um requisito: ter uma Lua de Mel que fosse um misto de experiências...queremos praia e sol mas também queremos aventura...queremos descanso e namoro mas também queremos passear e conhecer.

Antes de procurarmos qualquer orçamento começámos a pensar em opções.

A primeira opção e que pareceu perfeita durante meses foi uma viagem à Austrália. Este país (da dimensão da Europa) aparenta ter tudo o que queremos. Tem praias fabulosas mas também tem locais e percursos únicos e maravilhosos para conhecer...tem algumas maravilhas que com certeza valeriam a pena conhecer...tem cidades cosmopolitas...até tem cangurus :D. Após alguns meses, chegámos à conclusão que até tem demais. Demais para conseguirmos aproveitar em 2/3 semanas, demais para os nossos bolsos...talvez mais tarde. Vimos no entanto algumas hipóteses de fazer esta viagem, que partilho para quem possa estar interessado. Um dos primeiros roteiros que encontrei apareceu na Rotas e Destinos mas que já apresentava preços de 7860 euros por pessoa, para 15 dias. Era um "bocado" demais mas o programa é completo...desde Melbourne a Sidney até à Grande Barreira do Coral, Ayers Rock, Cairns, Darwin...basicamente conhecer os extremos da Austrália.

Chegámos ainda a consultar os vários programas que o El Corte Inglés disponibiliza onde chegámos a ponderar fazer uma vista mista a alguns pontos da Austrália e Nova Zelândia...mais uma vez ficámos pelas intenções. No entanto, nas Viagens El Corte Inglés fomos muito bem recebidos, com dois livros enormes com programas paradísiacos e arrojados, para quem quer uma lua de mel fora de comum. Há combinados fabulosos e vale a pena ver nem que seja pela curiosidade. Quem nos atende foi também muito prestável e atencioso.

Foi aqui que encontrámos outro dos programas que procurávamos. Uma das ideias que tínhamos seria fazer uma viagem aos Estados Unidos, onde queríamos conhecer algumas cidades, locais e a costa e depois poder passar uns dias num local paradísiaco, podendo usufruir da privacidade para namorar e descansar. Várias hipóteses surgiram: California e Hawaii, California e Bahamas, New York, Orlando e Miami, New York, Orlando e Bahamas e por último mas não pior, California e Polinésia Francesa.

Ora bem, pedimos um orçamento mas mais uma vez excedeu as nossas capacidades. O serviço no El Corte Inglés é muito bom e as escolhas que seleccionam são também muito boas mas o orçamento é também, obviamente, à altura. Acabámos por pedir o nosso orçamento para uma viagem com os mesmos traços gerais, mas com algumas nuances, no operador turístico LusaNova, onde fomos também muito bem atendidos.

O programa que fizémos começa assim com uma viagem para Los Angeles. Nos Estados Unidos, ficamos por nossa conta. Não temos nada marcado..vamos alugar carro e parar quando e onde quisermos. Temos já um plano geral dos maiores checkpoints que queremos atingir nestes 9 dias nos States mas pelo caminho paramos onde der mais jeito. Basicamte, iremos fazer um triângulo, entre Los Angeles e San Francisco, pela costa, depois até Las Vegas e voltando a Los Angeles onde apanharemos o próximo voo para o paraíso. Pelo meio nestas viagens, passaremos por Death Valley, Grand Canyon....e pernoitamos em Best Westerns e no Bellagio, onde tentarei a minha sorte, como o Clooney e o Brad.

E depois voamos para o Paraíso. A escolha recaiu na Polinésia Francesa. Quem voa para a Polinésia Francesa, tem como primeiro destino Papeetee, a capital do Tahiti e da Polinésia Francesa. É uma cidade importante e um ponto de passagem obrigatório mas, apesar de ser bonito, fica atrás de algumas das restantes ilhas, maiores atracções turísticas. Assim, vamos apenas passar uma noite no Hotel Intercontinental Tahiti, obrigatória visto que o voo chega já tarde e só no dia seguinte temos voo para o nosso destino seguinte, BORA-BORA.

A ilha de Bora-Bora é bastante conhecida e é provavelmente a mais mediática das ilhas da Polinésia Francesa, muito graças aos bungalows sobre a água límpida. Nesta ilha ficaremos três dias, no Hotel Bora Bora Nui Resort, cujas fotos e críticas nos impressionaram positivamente. Penso que aqui seremos felizes....mas ainda não vamos ficar num bungalow sobre a água....portanto apanhamos um voo interno para a ilha privada de Taha'a onde vamos ficar no Le Taha'a Island Resort & Spa num bungalow sobre a água que parece ser o paraíso na terra. Esta ilha apenas tem um resort e promete ser interessante. Os preços aqui são bastante elevados e decidimos ter já Pensão Completa, visto não haver mais opções para almoçar e jantar e termos sido informados que os preços de almoços e jantares extra nestes resorts ser elevadíssimo (+ 120 euros por pessoa). Em Bora-Bora, optámos pela meia pensão visto a ilha ter outras opções e tencionarmos participar em programas durante o dia.

É de notar no entanto que nenhum dos orçamentos que pedimos, em três ou quatro agências, contemplava meia ou pensão completa. Todos os preços aparecem em regime Apartamento e Pequeno Almoço. É normal, em destinos paradísiacos, ter o regime de Tudo Incluído, mas na Polinésia Francesa não encontrámos esse regime em nenhum hotel. E cada refeição ou bebida paga-se bem. Vamos preparados para pagar ou comer e beber pouco.

Depois, voltamos para Portugal, com um dia de viagem de avião, a recuperar forças para voltar ao trabalho. Nos próximos posts falarei das outras componentes do casamento e em Outubro, voltarei a falar-vos desta lua de mel, já com provas e testemunhos. Entretanto podem ler algumas opiniões sobre a Polinésia Francesa no blog O Nosso Casamento, muito conhecido por quem anda a planear um casamento.

Entretanto, se algum leitor do blog tiver sugestões para alguma das viagens, força. Estamos a começar a elaborar o nosso roteiro e agradecemos sugestões.