....tanta história e grandiosidade que será difícil descrever neste espaço. Com algumas imagens e comentários da minha estadia em Beijing, em Julho do ano passado, tentarei mostrar o que de melhor vi...mas também o pior.
Comecemos pelo pior e aquilo que todos receavam para os Jogos Olímpicos deste ano: Pequim está envolta numa nébula que, durante a minha estadia, me impossibilitou de ver o céu. O Sol, como que num eclipse, aparecia envergonhado por trás de um filtro de fumo. Esta imagem misturada com as altas percentagens de humidade criam um ambiente muito pesado, onde é difícil respirar e nos sentimos um pouco conspurcados. Isto, obviamente, no centro da cidade de Pequim, onde abundam os carros e as pessoas parecem formigas, e das trabalhadoras (é normal o comércio estar aberto nas ruas à noite).
Par a par com a poluição, a prostituição é também bem visível nesta cidade. Em qualquer esquina, somos confrontados com crianças que nos entregam cartões com números de senhoras. Esta é a forma de publicidade encontrada e para ultrapassar este falso controlo. Mais ainda, os bares que encontrei em Pequim, são invarialmente casas com acompanhantes e strips. Obviamente, podemos sempre optar por beber a nossa bebida descansados mas o ambiente será sempre de um bar de alterne.
Constrastando com a imagem desta cidade sobrelotada e descaracterizada, temos a outra face da China, a sua história e grandiosidade. A China foi também o país que mais me impressionou pela positiva, pelos marcos históricos que apresenta. Como se vê pelos Jogos Olímpicos deste ano em Beijing, quando os chineses fazem algo, fazem em grande. São exemplos disso a Grande Muralha da China, a Cidade Proibida, o Palácio de Verão mas também um sem número de outros monumentos que podemos encontrar nos arredores de Beijing. Infelizmente, não tive a oportunidade de visitar outras zonas da China, que me são descritas como mais tradicionais e onde poderia ter visto os chapéus em bico e uma predominância de bicicletas sobre carros. Não vi.... Eis o que vi e gostei....
Grande Muralha da China
Não podia deixar de falar sobre a Grande Muralha da China. E é mesmo grande...é realmente impressionante.
Quando chegámos a um dos pontos turísticos perto da muralha, desafiaram-nos a subir até ao topo, o ponto mais alto da Muralha da China. Aceitámos o desafio que não foi nada fácil. Após mais de uma milena de degraus, mais de uma hora, chegámos ao topo. Gratificante poder ver várias faces da muralha e alguma parte da sua extensão....
Nesta viagem, apesar de não ter subido connosco fomos acompanhados por uma guia. Aconselho que contratem um pois, pelo caminho, passando pelos túmulos da dinastia Ming, e durante todo o dia, são realmente uma mais valia, dando-nos uma visão geral da história da China.
A Cidade Proibida
A Cidade Proibida sempre me pareceu grande nos filmes. É muito maior do que eu pensava, realmente uma cidade, com vários edifícios, ruas e vielas...É também um esplendor cultural. A questão que coloquei na altura foi: como pode isto não ser também uma das maravilhas do Mundo? Esta cidade caracteriza o que a China tem de bom e impressionante. Adorei e fiquei surpreendido. Aqui não aceitámos nenhum guia e fomos apenas vendo. Creio que foi uma boa escolha. A visita já é pesada tendo atenção aos pormenores e visitando toda a Cidade, quanto mais a ouvir um guia o dia todo. No entanto, para os amantes de História, valerá com certeza, a pena.
Palácio de Verão
Outro dos locais que apreciei visitar foi o Palácio de Verão. É também um local cheio de história mas este também um bom passeio ao ar livre, onde por instantes me senti saudável e a poder respirar livremente. Tem muitas árvores e está rodeado por um rio. É, acima de tudo, muito bonito.
Por último, fica a Praça de Tiananmen, com a foto de Mao Tse Tung
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário